Colunas
Breno Tavares Nunes
 
Colunas anteriores
6/11/2006
Por que times que não ganham nada, tem torcedores
Partindo da equação Título é igual a Torcida -essa uma teoria que defendo- me pus a pensar(ou pelo menos tentar...) o que se passa na cabeça de uma pessoa que se diz torcedor(a) de times como atlético-MG, Internacional, Fluminense, Botafogo -cito esses para nem mencionar ou frustrar clubes ainda mais inexpressivos - que passaram pelo história sem conseguir grandes conquistas.

Clubes que se dizem "de massa" (sabe-se Deus de onde vem este clichê) como os já lembrados vivem ostentando a bandeira de que têm tradição, são vencedores e etc, no entanto não é isso que seus títulos mostram, afinal se analisarmos o "cartel" de conquistas destes clubes, notaremos algo de incomum a todos eles: todos detêm títulos estaduais e um ou outro título de relevância como nacional(título). É só!! Não passam disso. Aí é que entra o sofredor ,digo, o torcedor na história: em sendo brasileiros(e por isso muito mal acostumados às grandes conquistas no que diz respeito ao futebol...) como pode alguém se contentar com pifeis, insignificantes, irrisórios estaduais(quando muito, vale lembrar...)se esse títulos não conferem grandeza nem põem o clube no seletos grupo dos gigantes brasileiros, o G-8(SÃO PAULO,SANTOS,GRÊMIO,FLAMENGO,CRUZEIRO,CORINTHIANS,PALMEIRAS E VASCO)?

Há alguém que estufe o peito e se orgulhe em dizer:"meu time é o atual campeão estadual!!!". Fracamente! Este é um pensamento tão pequeno quanto os clubes pequenos. Time "grande",não se contenta em ter um Brasileiro, não!jamais!assim é são seus torcedores, sempre querendo mais, sempre na "gula" de mais uma grande conquista pra se gabarem e rir da cara de seus rivais.é assim que deve ser!é isso que perfaz a magia e a graça de torcer por um time. Já esses aspirantes, só em algum dia ter ido até as quartas-de-final da mesma competição, enchem-se de orgulho, alegando ter sido aquela sua maior proeza.

Não dá pra comparar não é mesmo!? De que vivem então os torcedores desses clubes? nunca ganharam nada expressivo! Do presente? Impossível! do futuro? do jeito que as coisas estão, te parece que eles têm futuro ...

Me despeço dizendo a todos os que perdem seu tempo com esses timinhos, que deixem a mediocridade de lado e comecem a torcem por quem de fato merece: os "Grandes" ! esses sim dão alegrias aos seus milhões de fiéis. À esses vale a pena dedicar um pouquinho só que seja de seu tempo. vale a pena sofrer, chorar, gritar, discutir, enfim, entregar-se de corpo e alma a essa fascinante paixão, por que sabem bem como recompensar seus torcedores...os são-paulinos, santistas, gremistas, flamenguistas,cruzeirenses,corinthianos,palmeirenses e vascaínos que o digam...

 

 
  >> Voltar <<