Colunas
Luciano Garrido
 
Colunas anteriores
8/9/2004
16/8/2004
9/8/2004
2/8/2004
Decadência do Futebol Carioca


Hoje, depois de longo "inverno" recluso e tentando pensar em algo que não fosse futebol e Flamengo - apesar de não conseguir, volto para escrever sobre o decadente Campeonato Carioca.


Acho que todos vão concordar comigo: um campeonato que tem Túlio como artilheiro e Sorato como vice não pode ser sério. Só isso já demonstra a sua falta de qualidade. Afirmo que não tenho nada contra pessoas com idade avançada, mas já está provado que no futebol isso não funciona. A não ser com raras exceções como Valdo, Romário. Por falar em Romário, ele esta brigando pela artilharia. Neste caso, não posso falar da idade. Afinal de contas, o "Baixinho" foi um dos melhores atacantes do mundo, artilheiro nato. Mas os três (Túlio, Sorato e Romário) brigando pela artilharia só demonstra a falta de técnica de nossos defensores e a fragilidade de nossos times "grandes".


Mesmo assim, ressalvo: os dois são melhores do que qualquer Dimba, Marcos Denner etc.


Outra marca triste desta competição está na final da Taça Guanabara. Volta Redonda e Americano, que fizeram a "festa do interior", não são nem de longe bons times. São, no máximo, equipes arrumadas e esforçadas. A prova disso está em competições nacionais que ambas disputam ou deveriam disputar. Onde estão Volta Redonda e Americano na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro? O campeão da Taça Guanabara disputará a 3ª Divisão do Brasileirão 2005 e o Americano já foi eliminado da Copa do Brasil deste ano. É ou não é argumento suficiente para provar a mediocridade do futebol carioca?


Para encerrar, não poderia deixar de fazer um comentário sobre os dois clássicos da Taça Rio (Flamengo x Botafogo e Botafogo x Fluminense). Afirmo: O Botafogo não vai a lugar nenhum!!! Time que sua para empatar com o Flamengo e toma uma enfiada do Fluminense só pode tropeçar nas próprias pernas.

 

 
  >> Voltar <<