Colunas
Leandro Lacerda
 
Colunas anteriores
Final do Campeonato Carioca 2005
Escrevo esta coluna antes da primeira partida decisiva do Campeonato Carioca entre Fluminense e Volta Redonda. Independentemente do resultado, os dois melhores times da competição estão disputando o título. A equipe da Cidade do Aço, na Região Sul-Fluminense, sobrou na turma durante a Taça Guanabara. Já o tricolor, foi, sem dúvida, o melhor na Taça Rio. Logo, uma final entre Fluminense e Volta Redonda é mais do que justa.


O Estadual do Rio de Janeiro neste ano de 2005 se revelou uma competição mais do que interessante. A promoção do Governo do Estado, subsidiando os ingressos a 1 real, ajudou a manter os estádios praticamente lotados em todas as rodadas, mesmo em jogos onde, supostamente, o interesse do público seria menor. Outra idéia interessante foi o resgate das jornadas duplas no Maracanã. O torcedor, cujo time faria a partida de fundo, chegava mais cedo ao estádio para “secar” os adversários.


No ponto de vista técnico, o campeonato também foi bom. Vários jogadores foram revelados. Além disso, alguns atletas que estavam encostados em outros clubes encontraram no Rio de Janeiro um recomeço de carreira. Bom, primeiro vamos às revelações: no Flamengo o meio-campo Felipe Gabriel encheu os olhos com boas atuações, tanto que, inclusive já foi convocado para a Seleção Sub-20. No Fluminense, o meio-campo Arouca, exemplo de modernidade, também se firmou como titular. Marca bem e ataca com eficiência. No Vasco, Rubens, apesar de não ter se firmado como titular mostrou que tem talento. Com relação aos jogadores que reapareceram, os dois principais nomes são o do Gabriel, lateral-direito do Fluminense e Renato, meio-campo do Flamengo.


Ainda da série melhores e piores, o prêmio de melhor treinador vai para... Bom, as opções são grandes. Abel Braga, por ter levado o Fluminense à final. Dário Lourenço, que fez do Volta Redonda o principal pontuador do campeonato; Cuca, que levou um fraco Flamengo à final da Taça Rio; PC Gusmão, que fez brilhante Taça Guanabara com a Cabofriense e que, na Taça Rio, quase classificou o time para a fase decisiva. Mas esta é uma eleição para a próxima coluna.


E o time do Campeonato? Você, caro leitor, saberia apontar a seleção desta competição? Também na próxima coluna, já com o campeonato terminado, vamos apontar os craques. Por falar em jogador destacado, uma pergunta; por onde anda o Felipe? Quem souber a resposta ganha um prêmio.

 

 
  >> Voltar <<