Colunas
Fabio Azevedo
 
Colunas anteriores
30/9/2005
28/9/2005
31/8/2005
3/6/2005
11/5/2005
18/4/2005
13/3/2005
11/2/2005
20/12/2004
28/11/2004
Medicina esportiva em discussão


Medicina Esportiva em discussão


   Por iniciativa dos médicos José Luiz Runco e Michel Simoni, a imprensa pode participar de um seminário sobre Medicina Esportiva. Além deles, participaram o dr. Osmar de Oliveira, que também é jornalista, e dr. Serafim Borges. O objetivo foi tirar as dúvidas de quem informa e, principalmente, transformar a linguagem médica na mais simples possível para o público. Este evento foi realizado no Hospital Pasteur, no Méier. A seguir, algumas terminologias de lesões, que estão muito presentes nos noticiários:

   Artroscopia - exame do interior de uma articulação com auxílio de um instrumento (artroscópio) que permite a visualização e até algumas intervenções sem a necessidade de abertura cirúrgica extensa;

   Edema (inchaço) - acúmulo excessivo de líquido em espaços existentes nos tecidos do organismo;

   Entorse (torção, falha) - movimento além do limite tolerável pelos ligamentos;

   Infiltração - injeção de medicamentos em qualquer tecido ou articulação com objetivo de alívio da dor e inflamação;

   Lombalgia - dor na região lombar conseqüente de processo inflamatório, contratura muscular ou compressões do nervo;

   Luxação - perda total do contato ósseo de uma articulação;

   Tendinite - inflamação aguda ou crônica dos tendões em geral relacionada à sobrecarga;

NOTAS

* Vários oportunistas estão torcendo pela virada de mesa no campeonato Brasileiro, algo que não vai acontecer. Tudo para encobrir a incompetência administrativa. Pobres torcedores!

* Sai Márcio Bittencourt, entra Antônio Lopes no Corinthians. O time era o vice-líder e o Atlético-PR, dirigido por Lopes, brigava para manter-se na primeira divisão. Tem explicação?

* Após o empate no Fla x Flu, em Volta Redonda, foi difícil conter a raiva de alguns jogadores. Ao entrar no vestiário Petkovic chutou a porta de um armário. O jovem Romeu, momentos antes, quebrou algumas vidraças. Tudo porque foi expulso. A diretoria tricolor puniu o segundo.

* Moto-Home virou mania entre os turistas que vão assistir a Copa do Mundo, na Alemanha. A casa sobre rodas pode ser dividida por 6 pessoas. Brasileiros já estão garantindo a diversão, que sai, por pessoa, por R$ 1.600,00. Ingresso para os jogos da competição é um detalhe. O que vale é a festa nas ruas, mesmo que não se fale o idioma local.

 

 
  >> Voltar <<